É possível engravidar com lubrificante e ele contém espermatozoides? Essas são dúvidas comuns de mulheres que praticam coito interrompido. Este método contraceptivo não é confiável, mas se certas condições forem atendidas, reduz o risco de gravidez não planejada.
O que é lubrificante masculino?
O lubrificante masculino ou pré-ejaculação é uma substância transparente, de consistência líquida, com tonalidade esbranquiçada. É liberado pela uretra do pênis durante a excitação. Este dispositivo adaptativo e natural garante uma inserção suave e indolor do pênis na vagina. Com a ajuda deste líquido, o atrito é reduzido e o desconforto que a mulher pode sentir logo no início da relação sexual será reduzido.
O volume desse líquido liberado durante a relação sexual é pequeno e pode variar. Em média - de 0, 1 a 5 ml. Este parâmetro é determinado pelas características individuais do corpo masculino. Em alguns casos, o volume de lubrificante é tão pequeno que o homem pode nem perceber sua presença. No entanto, é sempre liberado durante uma ereção. Por isso surge uma questão lógica: é possível engravidar com lubrificante masculino?
Em que consiste o lubrificante masculino?
O lubrificante masculino desempenha várias funções importantes. Entre os principais especialistas estão:
- Eliminação do ambiente ácido dentro da uretra, que se forma no contexto de resíduos de ácido úrico.
- A composição alcalina do lubrificante destrói compostos ácidos na vagina, o que melhora o movimento dos espermatozoides e da ejaculação através do trato genital da mulher.
A composição do lubrificante masculino não foi totalmente estudada. Sabe-se que é rico em compostos alcalinos, que são uma espécie de estabilizantes. Eles participam ativamente da coagulação dos espermatozoides, o que facilita o processo de fertilização e penetração da ejaculação no colo do útero. Estas são as principais funções do lubrificante masculino.
O lubrificante masculino contém fluido seminal?
A principal questão que interessa às mulheres que estão iniciando a atividade sexual diz respeito à presença de espermatozoides no lubrificante masculino. Para responder a isso, você precisa entender de onde vem o lubrificante masculino. É secretado no momento da ereção e estimulação pelas glândulas de Cooper, que estão localizadas na região da virilha.
Essas formações não se comunicam com os testículos, onde amadurece o líquido seminal. Levando isso em consideração, podemos afirmar com segurança que o lubrificante masculino não contém células germinativas, portanto a gravidez não ocorre a partir desse fluido. No entanto, sob certas condições, você pode engravidar com o lubrificante de um homem, mas esses casos são raros e são a exceção.
É possível engravidar com lubrificante masculino?
A pré-ejaculação não contém nenhum material genético ou células germinativas, por isso, quando uma mulher pergunta se é possível engravidar com o lubrificante secretado por um homem, os médicos quase sempre respondem negativamente. No entanto, os médicos não podem excluir completamente esta possibilidade.
Estudos demonstraram que alguns homens continham um único espermatozoide no lubrificante secretado. Seu número é tão pequeno que na maioria dos casos não é suficiente para a fertilização.
Gravidez por lubrificação - em que casos?
A maioria dos especialistas modernos afirma que você pode engravidar com lubrificante sob certas condições. Isso requer a presença simultânea de vários fatores, portanto, na prática, a concepção a partir da pré-ejaculação praticamente não ocorre.
A probabilidade de engravidar com o lubrificante de um homem aumenta nos seguintes casos:
- uma pequena quantidade de espermatozóides permanece no canal deferente de relações sexuais anteriores; os espermatozoides restantes são transportados para fora da uretra junto com a pré-ejaculação;
- no dia anterior o homem teve emissões noturnas – excitação experimentada durante o sono;
- o homem se masturbou antes de ter relações sexuais.
Nestes casos, alguns espermatozoides permanecem sempre no trato genital. Misturado com a pré-ejaculação, pode entrar no trato genital da mulher logo no início da relação sexual. Vale ressaltar que essa probabilidade é pequena e a concepção também depende da qualidade do material genético masculino. No entanto, os médicos não excluem esta opção, por isso a questão de saber se é possível engravidar com lubrificante masculino é respondida positivamente.
Qual é a probabilidade de engravidar com lubrificante?
Tendo aprendido se é possível engravidar com o lubrificante de um homem, muitas mulheres estão interessadas no grau de probabilidade de tal concepção. De acordo com observações médicas, quase 20% dos casais tornaram-se pais usando o coito interrompido como método contraceptivo. Um fator importante nesse sentido é a regularidade do ciclo menstrual da mulher: para que a gravidez ocorra, a relação sexual deve ocorrer durante o período da ovulação, que ocorre no meio do ciclo menstrual. Dadas essas características, é difícil responder se é possível engravidar com lubrificante em um caso específico.
Como evitar engravidar com lubrificante?
Para garantir que o fluido pré-ejaculatório não contenha espermatozoides, os homens devem seguir as seguintes regras:
- Limpe os órgãos genitais antes de cada relação sexual, quando eles se sucedem.
- Abstenha-se de coito interrompido no meio do ciclo menstrual da mulher.
- Use camisinha desde o início da relação sexual.